quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lendo gibis no Tablet / SmartPhone

Boa noite pessoal,

Já recebi diversos questionamentos se é possível ler os gibis disponibilizados em tablets e smartphones e se é confortável.

Eu acredito que sim, pois tenho uma grande biblioteca no meu Tablet e leio em todos os momentos possíveis. Garanto também que é agradável e fácil de seguir a leitura.

Para ajudar nas impressões, pedi para conhecidos baterem fotos dos gibis dentro dos tablets para mostrar aqui. Desculpem se as fotos não são melhores que isto, mas a maioria foi tirada de celulares.

Aqui, vemos o gibi Death Note 01, dentro de um Kindle da Amazon (formato .mobi):




Abaixo temos o mesmo gibi , dentro de um IPad da Apple (formato .pdf):




Já aqui vemos o IPad da Apple com outro tipo de arquivo (formato .epub):




Neste outro exemplo, vemos a biblioteca de gibis do Android, neste exemplo, um Galaxy Tab de 7 polegadas (formato .cbr):




E finalmente, vemos os últimos arquivos também no Android, no mesmo Galaxy Tab (formato .pdf e .epub):




Agradeço de coração as fotos enviadas pelos meus amigos, espero que tenha ajudado e talvez até incentivado alguém a adquirir um Tablet.

Abraços e boa noite.

29 comentários:

  1. Oi,

    Deixo aqui algumas fotos tiradas com o meu blackberry, do meu Nook Tablet (Barnes and Noble), a correr Android:

    http://tralhasvarias.blogspot.com/2011/12/nook-tablet-revistas-disney.html

    Abcos,
    Gizmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gizmo,

      Valeu, é outro ótimo exemplo... Com a popularizaçao dos Tablets, podemos ler nossos gibis em qualquer lugar...

      Abraços

      Excluir
  2. Eu uso um Ipad de 1ª geração para leitura. Acha ótimo. Uso um aplicativo Comic Zeal (pago) e com ele posso ler arquivos em PDF, CBR, CBZ... Achei muito prático e confortável para ler. Vale o investimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raphael,

      Que legal, com certeza vale sim...

      Eu uso um Galaxy Tab com Android com o software Perfect View... Parece que voce lê a revista mesmo...

      A cada dia aumenta o número de e-books EPUB e MOBI baixados, oquê nos mostra que as pessoas estão realmente aderindo...

      Um grande abraço...

      Excluir
  3. Até agora, a única forma que encontrei para colocar um gibi no
    IPAD2 foi enviar um email com o dito anexado para um web-endedreco
    meu. Claro que isso não é satisfatório, dados os limites de tamanho do webmail....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos funciona...

      Não conheço muito o IPAD, pois tenho um Galaxu Tab e nele envio via Bluetoth ou baixo direto dos sites...

      Abraços e volte sempte...

      Excluir
    2. Para ler arquivos cbz, cbr e pdf no iPad recomendo fazer o upload via Dropbox e, ao abrir esses arquivos no iPad, fazê-lo com o app ComicBookLover (cbr, cbz) ou iBooks (pdf).

      Funciona às mil maravilhas e carrego uma gibiteca de mais de 15 GB no meu iPad...

      Excluir
    3. Obrigado amigo,

      Desta forma, pode-se ter milhares de revistas... Muito bom...

      Grande abraço e ótimo final de ano...

      Excluir
    4. Não entendi a dificuldade, tenho um IPAD 2 e foi muito simples ler quadrinhos nele. A primeira coisa a fazer, é claro, é baixar uma app para lê-los. Inicialmente eu baixei uma app gratuita, o Bookman, ele lia PDFs e CBR. Eu nem precisava converter o arquivo. Era só passar os gibis pro ipad (através do cabo de conexão que vem com ele para ligá-lo ao computador). Aliás, a primeira coisa que se faz mesmo é instalar o ITUNES no computador se voce compra um Ipad. Voce faz a transferencia de aplicaativos e arquivos (musica, livros, videos, quadrinhos, etc) através do ITUNES. É bem simples na verdade. Sem o ITUNEs realmente complica. Mas instalar o ITUNES é gratuito. Enfim, não há porque não instalar o ITUNES.

      Como o Bookman de vez em quando travava, resolvi comprar um aplicativo pago: o COMIC ZEAL, que já é famoso (a maioria dos usuarios que tem tabletes e leem quadirnhos neles prefere ele). Custa 7,90 dólares mas é pra vida toda, então é um dinheiro bem investido. É um programa que organiza de forma eficiente sua biblioteca no Ipad, e tem várias funcionalidades. Enfim, de fato é como estar lendo um gibi de verdade nas suas mãos.

      O aplicativo (gratuito) IBOOKS, da apple, para ler livros, também funciona para ler quadrinhos no formato PDF.

      Já tenho ipad há um ano e meio e estou muito satisfeito com ele. A telinha de 7 polegadas do androide não me agrada, por ser estreita demais. a tela quadrada de 9.7 polegadas do ipad pra mim é a mais adequada pra se ler um gibi (é um formato um tantinho maior que o formatinho). Gosto de visualizar a pagina inteira quando estou lendo, igual um gibi de verdade. Telas muito pequenas obrigam a zoom e daí não fica parecendo histórias em quadirnhos, mas historias AOS quadradinhos (razão esta que não leio hqs no iphone, embora tenha um).

      Excluir
    5. Obrigado pela explicação completa, Nuno...

      Com certeza vale a pena um pequeno investimento para se ter uma app confiável para a leitura...

      E espero que cada vez mais, as pessoas utilizem o formato eletrônico.

      A leitura no papel é imbatível, mas revistas raras e coleções inteiras ao alcance dos dedos torna os e-books essenciais...

      Grande abraço...

      Excluir
  4. Eu uso um dl Smart e eu passo os gibis para o meu crtão de memoria e do meu cartão de memoria e boto o meu cartão de memoria no tablete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Duda,

      Obrigado pela visita e comentário... Com certeza os tablets vieram para ficar, tanto para Internet, jogos e leitura...

      Grande abraço...

      Excluir
  5. oi sabe me dizer qual o apk que esta sendo usado para ler cbr no galaxy tab? estou usando o comic viewer no meu tablet mas queria mudar. Parabens pelo blog super completo e como links no mediafire otimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kitty,

      A aplicação é o "Perfect Viewer" que inclusive é oquê eu uso e considero muito bom... Ele também tem um plug-in adicional que permite ler .pdf

      Obrigado pelas palavras e visita... Esperamos melhorar sempre...

      Grande abraço...

      Excluir
  6. Eu uso o iPad 3. O iBooks que vc instala gratis le os .epub e o Comic Flow, também grátis, le os .cbr e .cbz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação Andrey,

      Como só tenho o Galaxy Tab, não conheço os programas do iPad...

      Grande abraço,

      Daniel

      Excluir
  7. Devemos pensar na maioria, indicando uma opção bem barata e de ótimo custo-benefício: O Gênesis GT-1230 de 10 polegadas, com o Android 4, que pode ser comprado por menos de 500 reais.
    É um tablet completo, NÃO É XING-LING, e nos reviews que vi por aí, me convenci a experimentar. Já li CENTENAS de gibis e tenho DEZENAS de livros aguardando por leitura. Googleiem e divirtam-se. Eu não vivo mais sem ele!
    PARABÉNS PELO BLOG.
    Leiam meu blog de resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Edecildo,

      O custo-benefício deste aparelho é muito bom mesmo...

      Também não vivo sem meu Galaxy Tab... Revistas e livros aos montes... rs...

      Legal seu blog, vou te deixar um recado lá...

      Grande abraço...

      Excluir
  8. Devia ser possível ler também no PSP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente...

      Mas será que o PSP aceita algum tipo de arquivo? Realmente não sei...

      Abraços...

      Excluir
    2. Leio gibis formato no formato .cbr no meu psp com o homebrew PSP COMICS e funciona perfeitamente.

      Excluir
  9. Eba... depois de muito tempo finalmente consegui um tablet de 10.1 polegada Genesis GT-1240 e não quero outra coisa, recomendo, o outro de 7 polegadas deixava muito a desejar, ainda leio as paginas como imagem mas baixei o app e vou instalar a noite.

    ResponderExcluir
  10. O melhor aplicativo que já vi para ler Hqs foi o Komik (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.komik.free&hl=pt-BR) Pois o mesmo mostra a porcentagem lida da HQ alem das pastas. E para ler Epub e PDF o https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobisystems.ubreader_west Aconselho a usarem esses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Fábio...
      Obrigado pela dica, é bom ouvir quem conhece os programas...
      Abs

      Excluir
  11. Eu usava um PSP para ler os scans. Agora uso um tablet de 10,5 polegadas.

    ResponderExcluir
  12. Eu leio no Tablet Samsung 10.1 Polegadas.
    Fica show de bola as scans.

    ResponderExcluir
  13. Top galera, eu uso meu tablet s2 t819 samsung para fazer a leitura. A tela de 9.7 e o aplicativo moon reader pro deixa qualquer leitura se transformar em uma verdadeira viagem pelas historias.parabens por todos q conseguiram organizar essa gama de sensacionais hq's e livros e ainda distribuir de forma gratuita por downloads, muito obrigado!!

    ResponderExcluir