terça-feira, 5 de maio de 2020

O Poder da Referência

Prezados,

Queria falar de uma coisa que para alguém atento, que já conhece e com boa memória, é uma maravilha.

Mas se não viu, não prestou atenção ou esqueceu, é um martírio.

Sim, a famosa "referência".

Lembro que Carl Barks dizia que não usava referências em sua obras para quem quem perdesse um mês da revista, não saisse prejudicado. Uma vez ou outra ele esqueceu isso e citou uma história anterior.

Já seu herdeiro criativo, Don Rosa é o mestre das referências, com dezenas de citações de itens e situações anteriores em cada história.



Eu sinceramente adoro referências, elas contextualizam o cenário e dão motivos para as coisas serem como são.

Em Nova Patópolis, haviam centenas de referências, todas voltadas a Carl Barks, Don Rosa e Double Duck.

Agora no Mancha Neural também terão algumas mais leves, como fotos de amigos da PI e outras mais elaboradas apenas dos dois momentos que considero Cânon e essencial para minha história.

A passagem de Mickey por Anderville, que o mudou muito e a história imediatamente anterior ao livro, a saga do Darkenblot em Avangard City.

Então se não conhecem, vão lá no fim e corram para ler MMMM e o Mancha das Trevas... abaixo alguns exemplos das referências...

Abs e faltam 3 dias...

Daniel

...


Sem nem perceber, Mickey virou o olhar e viu a foto do seu velho amigo de faculdade, Sonny Mitchel. Seu pensamento imediatamente saiu de Karen e foi para Anderville.

– Anderville, a cidade mais corrupta que já vi – foi seu pensamento, com lembranças intensas e não tão boas.

Mickey foi a Anderville ao herdar uma agência de detetives do seu amigo Sonny. Ao chegar lá, diversos acontecimentos o obrigaram a permanecer mais tempo do que ele gostaria.

– Claro que um tiroteio na estação central, com o assassino Rud Kaminski era motivo mais do que suficiente para a polícia ficar em cima de mim, mas o detetive Clayton exagerava – pensou ele.

Sem querer, Mickey se envolveu com os poderosos da cidade. Da primeira tentativa de assassinato até o envolvimento de policiais corruptos como Stellhammer, ele imigrou ilegalmente para o México, se envolveu com o FBI e tantas coisas mais.

...


A última foto do canto era a mais recente, mostrando Zark, Bernard e Roxette, o grupo que ele conhecera em Avangard City, conhecida como "A Cidade dos Robôs".

Foi lá que Mickey descobriu e desmantelou um esquema de sequestro e chantagem bilionária perpetrada pelo seu mais antigo inimigo, o bandido que ele conhece apenas como "Mancha Negra".

O Mancha havia criado um Exoesqueleto nomeado como "DarkenBlot" que não estava submisso as três leis da Robótica, e com ele, sequestrou o prefeito e dezenas de chefes de estado, que só seriam soltos mediante o pagamento de um resgate astronômico.

...

– Nós não estaríamos aqui se não estivéssemos totalmente informados sobre seu currículo. – disse Smith com firmeza. – Após centenas de casos resolvidos aqui em Ratópolis, o senhor ajudou a polícia de ao menos quinze estados e de mais diversos países.

– Sim, mas são casos simples de roubos, assassinatos, extorsões. Algo nem próximo do que se deve esperar de um agente de contraterrorismo – argumentou Mickey.

– É óbvio que o senhor se subestima. O caso Laswell em Anderville o tornou uma celebridade nos meios legais. Imaginava que o senhor estava ciente disso – respondeu Smith de forma impassível.

– Eu dei algumas entrevistas é claro, mas um senador corrupto não é um terrorista fanático que decidiu explodir uma escola. Eu não tenho qualquer experiência com esse tipo de maluco – replicou Mickey, realmente incomodado com a conversa.

...

– Obrigado – comentou Smith. – Duas coisas nos dão a certeza de que o senhor será imprescindível nesse caso e uma delas foi o seu sucesso em Avangard City.

Mickey travou. Ele lembrava como se fosse ontem do Mancha Negra, o sequestro dos políticos e ricaços, o ataque do Darkenblot e toda a loucura que foi conseguir sair vivo de lá.

...



Para uma experiência completa, leiam sobre a maioria dos fatos citados na história:

- Mickey Mouse Mystery Magazine

http://www.gibiteca.com.br/DescricaoPortal.aspx?Code=0IOOI0

- Darkenblot - o Mancha das Trevas

http://www.gibiteca.com.br/DescricaoPortal.aspx?Code=0LJOM0




Nenhum comentário:

Postar um comentário