segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Crônicas de um péssimo desenhista - Parte I

Desenhar... Conseguir colocar no papel uma imagem realista, convincente e principalmente, com as devidas proporções de acordo com o contexto... Afinal, nem proporção é uma regra de ouro hoje...

Meu maior desejo desde que dei por mim era desenhar... Como adorava revistas em quadrinhos, sempre quis fazer minhas próprias histórias, mas os resultados sempre foram abaixo do esperado... E me conformei em ser desenhista de homens palitos, casinhas e sol, tudo torto é claro.

Há alguns anos, bolei uma história muito interessante (na minha opinião, ao menos), que decidi chamar de "Nova Patópolis"... E como NUNCA poderia desenhar uma história completa, o máximo que consegui colocar no papel foi escrever a minha história. Após um relativo sucesso, pude constatar que sei contar uma história, mas ilustrá-la seria muito, muito, mas muito diferente.

Até que... após 40 e alguns anos... mais precisamente em 30/10/2018, tomei uma decisão... 

"Vou aprender a desenhar, nem que seja uma porcaria, quero colocar algo no papel, quero me expressar de forma visual."

Então, fiz oquê eu nunca tinha feito... Abri uma video aula básica de desenho, que explicava o conceito de proporção, medida de membros do corpo, rascunho, alguns tipos de lápis, etc... E com isso, comecei a entender (bem pouco) sobre como um desenhista consegue colocar uma imagem perfeita no papel...

Ao final dessa primeira explanação, me desafiei... Vou desenhar o Tio Patinhas, ao menos o rosto... E o resultado foi essa imagem medonha abaixo...



Mas me serviu para uma coisa... Eu descobri que não sei desenhar UM CÍRCULO... Uma bolinha perfeita é uma das coisas mais difíceis de se conseguir... Quer ver? Tente... Pegue um papel, um lápis e tente desenhar um circulo perfeito a mão livre, apenas isso...

Isso me mostrou que enquanto eu não soubesse desenhar UM CÍRCULO, nem adiantava proseguir com outras coisas... E assim, entrei em uma segunda etapa da minha epopéia de desenhos feios...

Em breve falarei mais sobre isso...

Abraços

Daniel

Ps. Não percam nosso lançamento de aniversário essa semana... Só coisas boas, mais uma coleçao completa, outra quase e uma grande surpresa para nossos visitantes "especiais"... 

5 comentários:

  1. Sempre sonhei em desenhar, já fiz alguns cursos online, mas não é nada facil pra quem nao tem o dom, tudo é mais demorado, sempre irei tentar.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Valeu meu amigo,
      Eu vou falar sobre isso em detalhes, mas realmente é muito dificil para quem não tem um dom de nascimento... rs... Mas melhorei um pouco
      Abs

      Excluir
  3. Se o problema é o círculo, o amigo pode desenhar os novos Ducktales, com aquele desenho "quadrado" ao estilo do mundo de "Pedidos nos Andes" do inesquecível Barks. Sucesso garantido.
    Brincadeiras à parte, força na empreitada.
    Abraços e parabéns pelo blog e site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo,
      Decidi escrever um pouco sobre isso pois já melhorei (um pouquinho) nesses dois meses... Nada que se diga "supimpa, como ele melhorou", mas vai indo...
      Quem sabe um dia pelo menos as imagens da Gibiteca eu personalizo com desenhos meus
      Abs

      Excluir