Boa noite pessoal,
Eu comprei a revista do Tio Patinhas deste mês e não resisti de fazer um comentário sobre a história principal.
Operação Fungo é uma continuação direta de Viagem ao Centro da Folha, uma das mais incríveis ficções que eu li na minha infância.
Atenção !!! Spoilers a seguir...
Em 1983, Fabio Michelini e Giorgio Cavazzano nos brindou com uma história fantástica publicada aqui no Almanaque Disney 167. Neste clássico, nossos amigos patos são encolhidos e transferidos para uma folha a procura de uma enzima.
Chegando lá, eles encontram os cloroplastos, seres que trabalham para manter a folha viva.
Tem até um ataque das bactérias, onde os patos ajudam os cloroplastos na batalha.
Tendo esta história me agradado tanto e sabendo que sua continuação seria feita pelo mesmo autor, contei os dias para ler "Operação Fungo".
Vamos as três decepções:
1- Por mais que algo seja fantástico, tem que haver sentido. Você ser diminuído e transportado para uma folha, tudo bem.
Mas o Prof. Pardal criar uma máquina de realidade virtual (sim, de imagens projetadas em 360 graus no ambiente) te transportar para uma folha real???? Então se a máquina projetar a Roma antiga, a imagem te faria viajar no tempo???
Juro que não entendi a ideia disto. Mas tudo bem, desconsiderei.
2 - A história seguia mornamente até o ataque dos fungos (igual das bactérias). Mas desta vez, os cloroplastos não foram ajudados pelos patos. Os meninos deram a solução sozinhos. Eles só obedeceram.
Qualquer semelheança com "Avatar" ou "O ultimo dos Samurais" não é mera coencidência. Os pobres e burros nativos vão morrer se o(s) inteligente(s) estrangeiro(s) não der(em) a sua salvação.
Mas tudo bem, também desconsiderei.
3 - A última página foi o final mais sem sentido que já li em mais de 30 anos de leitura Disney.
O autor deve ter mudado muito neste tempo.
Eu não costumo falar mal das histórias. Se não gosto, fico quieto pois cada um tem sua opinião.
Mas a decepção com esta história específica exigiu um comentário.
Grande abraço a todos...
Daniel...na verdade, ainda não tive a oportunidade de ler esta nova história do Fabio Michelini...só conhecia a outra de 1983 com o traço do Giorgio Cavazzano!
ResponderExcluirEu imagino...será que na época o Cavazzano teria sugerido algumas coisas para o desenrolar daquela aventura trabalhando junto com o Fábio?
O Valerio Heidi é competente...mas...deve apenas ter se limitado a desenhar!
Claro, são apenas suposições...viagens de alguém que também adora esse universo Disney e já leu algumas histórias deprimentes que são criadas hoje...não só na Itália...mas sim, nessa nova "Disney globalizada"!
Existem roteiristas como Casty (Que é um excelente discípulo de Scarpa) por exemplo...que dignificam o legado de Carl Fallberg, Jerry Siegel, Rodolfo Cimino,etc.
As expectativas são enormes...como nós dois sabemos...é preferível que continuem - se possivel, eternamente - o sonho de Walt Disney!
Um grande abraço, meu amigo!
Luiz Dias
Olá Luis,
ExcluirSe possível leia, mas não espere muito... rs...
Quem sabe o Cavazzano não opinou mesmo? Ou quem sabe o autor pediu para outra pessoa roteirizar? Acredite, não parece ser a mesma pessoa...
Normalmente histórias ruins não me afetam, mas a decepção com esta foi grande... Creio que é o problema de expectativa...
Gostei do mancha das trevas do Casty... É um autor da nova geraçao que vai saber seguir os clássicos...
Espero realmente que dure para sempre... Mesmo com umas porcarias no caminho...
Grande abraço meu amigo e obrigado pela visita...
Daniel