sexta-feira, 6 de maio de 2022

AD112 - Sobre um scanicídio



Antes de mais nada, deixo claro que essa é uma impressão pessoal minha (Almir), não do Daniel, criador do site, ou de qualquer outro colaborador d’AGibiteca.

Fiz o post semanal na última quarta-feira (04 de maio). Como de costume, logo após efetuei a verificação de cada uma das edições. Tanto dos links dos arquivos como do indexador do Inducks ou do Guia dos Quadrinhos, conforme o caso.

Nessa oportunidade, todos os links estavam funcionando.

Entretanto, após 12 downloads (pelo contador do MediaFire), o Almanaque Disney 112 ficou indisponível. Não sei o motivo. E nessa altura nem quero mais saber. E só não tenho raiva de quem sabe porque há muitos e muitos anos deixei de sentir raiva de qualquer coisa. A paternidade nos modifica profundamente. Há sentimentos melhores a serem cultivados em nosso breve tempo de permanência neste pálido ponto azul.

Fim de expediente, fim de semana, hoje voltei a dar uma olhada no site, para ver se havia alguma mensagem que demandasse atenção. Para minha surpresa, havia vários comentários sobre a indisponibilidade do Almanaque Disney 112.

Alguns alertando; outros reclamando com um palavreado que faria o Costinha corar; um afirmando que agradeceria, mas depois que o arquivo fosse corrigido; por fim, vários que indicavam a solução, explicada mais abaixo. 

Até compreendo o interesse no AD. Para mim, juntamente com o Disney Especial, eram minhas revistas preferidas. Apenas não consigo entender a angústia e a pressa na obtenção do arquivo.

Quem conhece A Gibiteca sabe que dificilmente os links ficam indisponíveis por muito tempo. Isso porque mensalmente rodamos uma rotina de acesso e verificação de todos os links, corrigindo quando necessário (e quando possível). Na maioria das vezes a falha nem sequer é percebida pelos visitantes.

Ademais, é praxe de nossa parte sempre adicionar o arquivo postado individualmente a uma das pastas, se elas existirem. É o que ocorre com o Almanaque Disney, por exemplo.

No mesmo dia em que ele foi postado, o arquivo também foi acrescentado à respectiva pasta hospedada no GDrive. Servidores distintos, justamente para casos como esse.

Portanto, apesar do link individual de fato estar indisponível, o arquivo, para quem quisesse ler, sempre esteve à disposição na respectiva pasta. 

Essa urgência e pressa parece-me um tanto surreal, ainda mais ao se considerar o destino de grande parte dos scans depois de baixados, conforme ficou comprovado com o experimento realizado com a revista QUAC! 

Até pensei em apagar os comentários sem o mínimo de educação e cordialidade, mas isso seria o mesmo que oferecer palco (ou picadeiro) aos indivíduos em questão. No fim preferi mantê-los, pois ficará registrado a torpeza de alguns pensamentos. Fiquei imaginando se esse mesmo indivíduo lesse a mensagem que escreveu daqui a 10 anos. Esperaria que ele sentisse vergonha. Mas é claro que não irá ler. E o site provavelmente nem existirá mais.

Um mero exercício de futurologia de universo espelho.

Fatos assim comprovam e corroboram o próximo passo. 

Paz e bem a todos

Almir

06 de maio de 2022

6 comentários:

  1. Grande Sr. Almir, parabéns, eu vi as "reclamações", pesadaseu achei. Mas o parabéns vai pela classe de sua resposta, como eu não fiz isso e simplesmente fiquei no aguardo, li e adorei sua educação, mesmo após ser atacado. grande abraço e só espero que o Sr. erre quanto ao talvez término do site até lá, aproveito para dizer que sou fã do Gibiteca e todos que fazem parte da equipe que mantém este importamtíssimo blog, no meu caso todos os gibis e revistas que eu encontro e baixo, vão pro dvd, e aqui ficarão. obrigado e tudu de bom á todos.

    ResponderExcluir
  2. Há pessoas que realmente são tóxicas, mas lhes peço que não desistam. O Almanaque Disney e o Tio Patinhas foram as revistas que eu mais li na infância. Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Almir, infelizmente vivemos neste momento uma total falta de empatia e educação! Agradeço de coração pelas postagens e pelo belo trabalho que realiza!

    ResponderExcluir
  4. Almir, não esquenta! Se você tem idade para paternidade, também tem idade para saber o que é um troll de Internet. Eu li os comentários nesse post da Gibiteca ("babacas" e família), só pode mesmo ser troll. Só para irritar quem lê, sem nenhuma intenção real no que escreveu. Ignorar, apagar e seguir em frente!

    E mil obrigados por esse e todos os outros 8.539.431.274... ( :-P ) gibis, incluindo as muito bem-vindas restaurações que trazem de volta a vida e a beleza das suas páginas antigas. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Na minha infância eu era um gibimaníaco...não podia comprar todos gibis da banca (bem que eu queria), porém reuni uma coleção razoável ao longo do tempo. Com sites como A Gibiteca foi possível para muitas pessoas fãs de quadrinhos voltar no tempo e recuperar essa parte dessa época. Fantástico o trabalho de todos os envolvidos nessa tarefa de resgate da memória de um tempo que não volta mais. Vida longa à Gibiteca, não desistam jamais.

    ResponderExcluir