segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Um projeto Disney no forno : Nova Patópolis, o Livro

Bom dia Pessoal,

Venho a vocês hoje falar sobre um novo projeto que está em execução, mas não sei qual será o resultado.

Em longas conversas com um grande amigo, discutíamos o quanto os personagens Disney se prestam a adaptar qualquer obra da literatura, desde "Os Três Mosqueteiros", "Conde de Monte Cristo", "Guerra e Paz", "Um Conto de Natal" e até os mais recentes publicados no Brasil como "Drácula de Bram Stoker" e na Itália "O Circulo Picwick".

Até que houve a pergunta "Mas será que personagens Disney serviriam para estrelar sua própria literatura ?" Leitores de gibis leriam um livro com histórias dos personagens ?

Com um debate acalorado, lembramos que personagens e séries como Star Trek, Star Wars, Marvel, DC, Tex, Zagor, todos tem livros... Mas um livro Disney faria sucesso ?

Eu acredito que sim, então lancei o desafio... Por que não começa a escrever um ? Tem tantos FanFiction por aí, mas não achei nada da Disney...

Ele aceitou, mas com uma condição... Seria uma abordagem totalmente nova, aproveitando os personagens, mas criando uma história realista, adulta e madura.

Daí surgiu a ideia do livro "Nova Patópolis", onde teremos situações nunca vistas na Disney... Casamentos, amarguras, amor, morte, filhos e tantas situações que nunca pudemos ver nos quadrinhos... Tudo isto ocorrendo em uma cidade totalmente reconstruída após uma tragédia ocorrida 2 anos antes...

Fará sucesso ? Não sei... Algumas pessoas vão adorar ? Sim... Outras vão odiar ? Com certeza...

Mas estou apoiando a ideia, que ainda está sendo criada... E como um bom livro feito por um grande fã, será disponibilizado de graça, sem custo algum...

Abaixo vemos alguns trechos já escritos (não são definitivos, mas já dá uma idéia):



...A viagem segue tranquilamente por outras ruas até que o ônibus é obscurecido pela sombra de um prédio imenso no alto de uma colina. 
- Ah, finalmente a tão falada Caixa Forte da colina Mata-Motor. Exclamou um rapaz do fundo do ônibus.
- Sim, vocês estão vendo um dos únicos prédios históricos em sua construção original. Foi um dos poucos que sobreviveu ao grave incidente de dois anos atrás, explicou a guia.


...Abrindo outra página, Patinhas encontra uma história que o deixa emocionado toda vez que lê. “Viajando com meus sobrinhos”
“A maior das alegrias de minhas viagens é mostrar o mundo a meus futuros herdeiros Huguinho, Zezinho e Luisinho. Dumbela teve os melhores filhos que poderia, Donald os criou muito bem e os Escoteiros moldaram o caráter irrepreensível deles.”
“Cada tesouro e cada local visitado, desde as selvas da Índia, a América do Sul e Central, o Oriente Médio só fez sentido quando estava com eles.”
“Afinal, após perder papai e mamãe e me distanciar totalmente de Hortência e Matilda, eles são a minha única família, os filhos que nunca tive.”
Enxugando uma lágrima dos olhos, Patinhas prefere não pensar em nada quanto a isto.


...E após terminar tudo em definitivo com Margarida, Donald acreditava que finalmente havia encontrado o amor da sua vida, uma patinha linda, esperta e que se destacava em sua área de atuação, tanto quando Donald.
- Por que precisou ser assim Karen? Donald se pergunta até hoje. E também tenta entender o porquê ela agiu daquela forma em seu último encontro.
Donald estava vivo e seguro, mas o seu interior ainda estava sujo de sangue, desesperado e aturdido.


...Gastão continuava intragável com sua sorte impossível, sua arrogância desmedida e seu total desprezo pelo trabalho. Nem o casamento mudou isto, apenas acrescentou uma pessoa para aproveitar seus dividendos que apareciam do nada.
Já Margarida sua esposa, vivia a vida que sempre sonhou, com carrões de luxo, roupas de grife, viagens internacionais e muito glamour. Mas em seu íntimo ainda não tinha engolido o fato de ser dispensada por Donald por causa de umazinha qualquer.



Um grande abraço a todos e vamos ver no que dá...

11 comentários:

  1. Idéia incomensuravelmente incrivel...que Walt Disney te inspire, meu amigo...é sensacional esta sua atitude e estarei à disposição para tudo que precisar e postarei esta obra de arte assim que você disponibiizá-la!
    Parabéns, meu amigo!

    Luiz Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado grande Luis,

      Como o universo Disney é tão vasto, chega a ser difícil criar uma nova abordagem que não descaracterize os personagens... Mas confio no resultado final...

      Grande abraço e valeu mesmo...

      Excluir
  2. Com certeza é algo novo, se vai ficar legal não sei, pois os personagens tem que ser identificáveis, penso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo,

      Esperamos que fique legal e que a maioria das pessoas goste (todas é impossível.... rs...)

      A idéia principal não é descaracterizar os personagens, mas criar situações que nunca foram vistas nos quadrinhos... Claro que com isto, algumas atitudes novas serão necessárias, para lidar com estas situações...

      A minha história favorita Disney é "A Saga do Tio Patinhas", sabe por que ? Por que vemos os pais dele, sua infância pobre mas feliz, seu esforço, a morte do pai, a violência contra os nativos Africanos, o abandono da família... Situações cotidianas e humanas que faltavam serem mostradas... Esperamos mostrar muitas delas neste livro...

      Grande abraço e tudo de bom...

      Excluir
  3. Muito interessante.

    Espero que vocês revisem os textos a fim de evitar erros de português.

    Um erro que percebi foi na frase:

    - Por que precisou ser assim Karen? Donald se pergunta até hoje. E também tenta entender o porquê ela agiu daquela forma em seu último encontro.

    Esta frase deveria ser escrita assim:

    - Por que precisou ser assim Karen? Donald se pergunta até hoje. E também tenta entender o porquê de ela agir daquela forma em seu último encontro.

    Ou então:

    - Por que precisou ser assim Karen? Donald se pergunta até hoje. E também tenta entender por que ela agiu daquela forma em seu último encontro.

    São erros bobos que a gente mentalmente vai corrigindo enquanto lê mas a idéia e o estilo em que foram escritas as histórias são excelentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João,

      Fico muito feliz com o "idéia e estilo excelentes"... Pelo menos estamos no caminho certo...

      Quanto a revisão, com certeza será feita, aqui são apenas esboços, pois apesar da história já estar toda definida para o primeiro volume com 10 capítulos, ainda está sofrendo alterações constantes...

      Claro que a melhor revisão é feita por quem não escreveu... E também por alguém que sabe muito do Português... Então fica o convite, se quiser participar como "Revisor", basta avisar... Ganhará os devidos créditos no lançamento...

      Grande abraço, amigo...

      Excluir
    2. Pode contar comigo para esse trabalho.

      Para isso lancem uma primeira edição e esta primeira edição eu lerei e se houver algum erro eu relatar-lhes-ei para uma segunda edição corrigida.

      Gostei muito mesmo da idéia pois tive uma grande decepção infantil com o seriado Perdidos no Espaço do qual eu era fã e fiquei a ver navios quando este acabou e a família Robinson não retornou à Terra.

      Acho que essa decepção existe em nós em relação aos personagens Disney que nunca lhes foram conferida uma personalidade adulta e o que ocorreria se eles tivessem crescido como nós.

      He, he... Até acho que muitos desencanarão das revistas Disney pois, no fundo, depois de adultos, estamos procurando nelas uma conclusão para nossas fantasias infantis que não tiveram solução de continuidade na vida adulta e que ainda nos pressionam sub-conscientemente para ainda agirmos como crianças ao menos nessa busca.

      Digamos que pelo estilo que li nos exemplos citados, a busca inconsciente por aquilo que sentimos como se tivéssemos deixado algo de lado terminará.

      Acredito que todos os fãs das revistas Disney sentem essa sensação de que algo faltou em suas infâncias para fechá-las com chave de ouro.

      Oras, o que faltou foi justamente isso: a transformação de nossos heróis infantis em adultos como nós nos tornamos.

      É por isso que sou o primeiro a aplaudir esta iniciativa e diante das impressões que fui tendo ao ler os trechos postados fui percebendo que era exatamente esse tipo de enfoque dos personagens Disney que me faltava para eu concluir minha saga individual de busca pela infância perdida.

      Excluir
    3. Olá João,

      Fico muito feliz que você aceitou... Combinado então, você entra na 2° Edição, como "Corrigida e Revisada"...

      Sabe que você colocou em palavras uma sensação entranha que tenho sobre os Personagens? Parece que nunca tem fim ou mesmo não evolui... A Saga do Tio Patinhas foi fantástica por ser um começo... Agora só falta o fim ou que seja, a continuação...

      Sou amante de animes japoneses exatamente por isto... Se pegarmos como exemplo Dragon Ball, Goku começa a história com 8 anos, se muda, cresce, torna-se adolescente, casa-se, tem 3 filhos, seu filho envelhece, se casa... E na ultima história, nasce sua neta...

      Nossa idéia também é lançar as bases de um novo enfoque e quem sabe futuramente algumas pessoas possam escrever suas histórias que possamos incluir em nosso contexto...

      Sei que vamos enfrentar resistências, mas nada é perfeito, não é?

      Grande abraço e obrigado amigo...

      Excluir
  4. Só para completar meu post acima, a frase poderia ser escrita também da seguinte forma para manter seu sentido original:

    - Por que precisou ser assim Karen? Donald se pergunta até hoje. E também tenta entender o porquê de ela ter agido daquela forma em seu último encontro.


    ResponderExcluir
  5. O quê? Gastão casado com Margarida?

    NNNÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo...

      Creio que é um destino perfeito para ela... Afinal, ela ficava com joguinhos entre o Donald e o Gastão... hahahaha...

      Mas fique tranquilo, acredito que esta não vai ser a maior polêmica... hahahaha...

      Grande abraço...

      Excluir