terça-feira, 15 de maio de 2012

Biblioteca do Escoteiro Mirim : Um objetivo a ser alcançado...

Boa tarde Pessoal,

Ontem eu recebi uma encomenda muito especial, a coleção completa da Biblioteca do Escoteiro Mirim, os 20 volumes lançados na década de 80.




Lembro que estes livros acompanharam minha infância, com todos os truques, curiosidades e matérias históricas de cada edição.

Também lembro que por causa de seu alto custo, eu tinha apenas 4 volumes (que guardo até hoje). Os demais ia lendo dos amigos, pegando emprestado, etc...

E hoje, quase 30 anos depois, consegui adquirir a coleção completa, impecável e novinha. O dono era um colecionador que a tratou muito bem. Nem cheiro de mofo tem, nem páginas soltas ou rabiscos.

Agora, começa a nova aventura... Quanto tempo vai levar para eu conseguir escanear, tratar, upar para download e disponibilizar no leitor online ? Não sei, mas espero ter tempo e vontade de fazer isto, pois acredito que tanto os saudosistas como a nova geração tem direito e vontade de ler esta preciosidade.

Espero que possa contar com as visitas e comentários de voces para disponibilizar esta fantástica coleção...

Um grande abraço e vamos que vamos...

D´ Alencar - Admin

Ps. Vejita e Pink, vão se preparando... :)


44 comentários:

  1. Pô cara, se você conseguir mesmo eu irei as lágrimas! Eram tempos em que gibis entretiam , alegravam e ainda tinha um belo conteúdo. Hoje ,infelizmente não vemos mais isso. Eu tb não pude ter pq era caro e só tive oportunidade de ler um quando fui passar férias na casa de meus primos que tinham a coleção completa. Ficava só na vontade de ter e agora eu poderei graças a pessoas maravilhosas como vc que graças a DEus gostam de compartilhar essas antiguidades con saudosistas como eu. Obrigado (desde já).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alex,

      Obrigado pelas palavras e pelo depoimento... Apesar de as vezes pobre, nossa infância sempre nos trará recordações que hoje a internet e a tecnologia nos permite reviver...

      Vamos fazer sim e para cada volume, esperamos que as pessoas aproveitem e recordem bons momentos passados...

      Um grande abraço e volte sempre...

      Excluir
  2. Eu nunca tive a oportunidade de ter um exemplar em mãos.Contamos com vc Daniel, Pink e Vejita para que pssoamos ter frente aos nossos olhos esses tesouros.Grande abraço e parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Chesco...

      Vai demorar um pouco, mas com certeza vai sair...

      Grande Abraço...

      Excluir
  3. Daniel, tudo bem??? Que alegria ver o amor que você tem pelas obras do mestre Walt Disney!!! Que bom ver "A Gibiteca" trilhando este caminho incrivel da recuperação cultural de um passado sensacional que este pais já pôde ter!
    Aguardarei com ansiedade para rever estes volumes que marcaram uma geração e sei que também existe na sua biblioteca a maravilhosa "Enciclopédia Disney" - que vai me emocionar certamente, quando você puder postar!
    Um grande abraço e parabéns!!

    Luiz Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis,

      Tudo bem, graças a Deus... Obrigado pelas belas palavras, seu apoio é muito importante para nós...

      Ficamos muito felizes de poder resgatar este passado, para todos que podem curtir e acessar este material...

      Quanto a Enciclopédia com certeza também trará muita saudade e de outra geração... Ela saiu na década de 70 e a biblioteca na década de 80...

      Um grande abraço e obrigado por tudo...

      Excluir
    2. Eu tenho mais quero vender

      Excluir
  4. Loucura loucura loucura! Eu tinha uns parcos volumes que se perderam no tempo e agora vou poder ler a coleção completa enquanto restauro! Tá bom tá bom... leio depois de restaurar senão não vai ficar pronto nunca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aí...

      Mas restaure primeiro, depois voce le... hahahaha...

      Bjs...

      Excluir
  5. Realmente, era uma coleção bastante interessante! Eu me lembro de ver com colegas de escola, mas não cheguei a ter nenhuma, pois era caro. Fico até emocionado quando vejo que acontece isso que vc falou. Alguém que guardou uma coleção assim por tanto tempo, com carinho e cuidado, e no final ainda acontece esse fato feliz de ter vendido para alguém solidário como vc e muitos de nós, que queremos compartilhar tantas revistas boas de nossa infância! Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo...

      Se formos pensar, foi uma combinação enorme de fatores para esta coleção daqui um tempo estar na Internet para todos poderem aproveitar...

      Voce faz parte do seleto grupo que gasta seu tempo e esforço para digitalizar, com a unica recompensa de compartilhar para todos e por isto te agradeço por tantos scans que voce publica...

      Volte sempre e um grande abraço...

      Excluir
  6. Oi! Também eu tenho a coleção completa como nova, sem páginas soltas ou rabiscos, na estante de plástico que vinha junto com ela. A única diferença visível é que na minha coleção os volumes não têm numeração na lombada.

    Apesar de achar que a digitalização desta coleção pode ter interesse, acho que teria mais valor a digitalização da coleção dos manuais publicados no Brasil, isto porque os volumes da colecção portuguesa foram feitos a partir dos manuais brasileiros (a secção de magia e feitiçarias veio do Manual da Maga & Min, a secção de sorte e superstições veio do Manual do Gastão, etc.). No entanto, nem tudo que vinha nos manuais brasileiros foi aproveitado. Por isso, se eles forem todos digitalizados, ficamos com mais do que a colecção completa da Biblioteca do Escuteiro Mirim! Já foram digitalizados os Manuais do Tio Patinhas, da Maga & Min, do Peninha, do Gastão, do Escoteiro-Mirim (3ª edição), da Copa do Mundo e do Prof. Pardal, faltando os Manuais do Mickey, da Vovó Donalda, de Mágicas e do Automóvel.

    Essa coleção da Enciclopédia Disney é que não conheço, mas suponho que também deve ser interessante. Espero que algum dia possa vir a ser digitalizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anonimo, obrigado pela visita...

      Respeitamos sua opinião, mas a Biblioteca do Escoteiro Mirim fez parte da infância de muita gente que não teve a oportunidade de ter a coleção completa e com certeza a eles será muito valioso a disponibilização...

      Sem contar que temos contato com escolas e acesso de crianças a nosso leitor online, onde a Biblioteca será disponibilizada...

      Com o tempo, os manuais também devem ser disponibilizados, oquê não apaga o mérito, pois muitas revistas com histórias iguais são postadas, mas cada revista pode ser importante para alguém...

      Já a Enciclopédia Disney, é do início da década de 70, possui 9 volumes e totaliza 2016 páginas... Com o tempo, deve aparecer por aqui também...

      Abraços e volte sempre...

      Excluir
    2. Concerteza que será valiosa a disponibilização da Biblioteca do Escoteiro Mirim, apenas acho que o trabalho de estar a digitalizar todas as páginas desta coleção talvez seja excusado, uma vez que são as mesmas dos manuais brasileiros. Bastaria apenas digitalizar as capas, algumas páginas separadoras e mudar a ordem das páginas dos manuais brasileiros de acordo com a ordem em que aparecem na Biblioteca do Escoteiro Mirim. Mas isto, claro, supondo que a coleção brasileira estivesse toda digitalizada, que ainda não está. Por isso é que acho que seria melhor digitalizá-la primeiro, se estivesse disponível.

      Uma dúvida: essa coleção da Enciclopédia Disney, é de origem portuguesa ou brasileira? Tentei procurá-la no inducks, mas não encontrei nada.

      Excluir
  7. Olá, eu tenho uma coleção completa dessa da década de oitenta (acho que 87)....do círculo do livro.
    No momento preciso me desfazer dela, mas não queria doá-la ou vendê-la para quem não tem interesse.
    Se você souber de alguém que quiser comprá-la, poderia me contatar?
    Também tenho a coleção do Monteiro Lobato (também do círculo do livro) completa é muito bom estado.
    Aguardo uma resposta assim que possível
    Obrigada
    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana,

      Me mande um e-mail para agibiteca@gmail.com com os valores das coleções e sua cidade de origem, que eu repasso a alguns grupos de discussão... Se alguem quiser, entra em contato com voce, ok ?

      Abraços,

      Excluir
    2. Olá meu nome e daliliam tenho apenas 22 anos mas me lembro q minha avo tinha a colecao completa também eu adorava, ver os desenhos minha avo era muito especial pois só tive uma ela! E hj do nada me lembrei desta colecao... A nossa não sei onde foi parar pois quando ela faleceu minha mãe se mudou pra cá em são Paulo e perdemos a colecao. Infelizmente perdi mas queria hj te-Los novamente... Deis de já obrigada...

      Excluir
    3. Olá!
      Eu tenho muito interesse nesta colecção, vibrei com ela enquanto criança mas infelizmente, depois de muitas mudanças de casa, acabei por perder os volumes que tinha... Hoje gostava que a minha filha pudesse sentir a magia que eu encontrei nessa biblioteca!
      Se alguém tiver para dar ou vender a um preço aceitavel, agradeço muito!!! :D

      Excluir
    4. Olá Canil Britanica,

      Fica registrado o pedido... Uma alternativa viável é o Mercado Livre... Por exemplo:

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-486829431-biblioteca-do-escoteiro-mirim-completa-20-volumes-gibi-_JM

      Abraços...

      Excluir
  8. espero ansiosamente pela postagem desta coleção, que tanto fez parte da minha infância. nossa, nem lembro quantas aulas eu faltei quando era moleque, só para ler esses manuais na biblioteca da escola... tenho certeza de que seu trabalho será recompensado por todos as recordações que essa coleção proporcionará! desde já agradeço a iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Que bom que trouxemos estas boas lembranças a você e a tantas outras pessoas...

      Estamos fazendo ela com tantos outros projetos, mas este e a coleção de Carl Barks tem prioridade...

      Um grande abraço e volte sempre...

      Excluir
  9. Até hoje me lembro do meu manual do escoteiro mirim. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  10. Eu passava todo fim de semana na casa de uma amiga que era praticamente irmã. Ela tinha toda a coleção. Nós aprontamos muito com esses livros. Tinha uma receita de sorvete lá, que resolvemos fazer quando a mãe dela saiu de casa. Ficou um desastre,rs, mas valeu a diversão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe...

      É bem por ai, Natália... Eu fiz o periscópio e funcionou... Tentei o Mimeógrafo e foi um desastre... E quase queimei a casa quando quis fazer o eletroima e ao invés de usar uma pilha ia colocar na tomada... Felizmente minha mãe viu e não deixou... hahahahaha

      Ultimamente estava sem tempo de escanear, mas vou voltar em breve a continuar esta coleção...

      Grande abraço,

      Daniel

      Excluir
  11. Tive todos eles...era muito bom!
    Vou tentar encontrar para o meu filho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz bem...
      Vamos continuar digitalizando até terminar...
      Abs

      Excluir
  12. O Manual do Escoteiro Mirim é a melhor coisa do mundo pra uma criança. Eu tenho a minha até hoje, todos os 20 volumes do Círculo do Livro. Meu irmão mais novo deu uma avacalhada em algumas coisas, mas no geral ela está bem conservada.

    Cheguei a perder o 20o volume (por causa do meu irmão), mas um casal de amigos conseguiu um pra mim em um sebo.

    Agradecimentos também à minha tia, que me deu toda a coleção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 200 = vigésimo

      É um 20 e uma letra o minúscula, mas a fonte deixou tudo igual.

      Excluir
    2. Obrigado pelo comentário, amigo...

      Excluir
  13. Essa coleção é uma verdadeira relíquia, gostaria de saber se alguém tem para vender os volumes 16 e 17, já que os meus não estão em boas condições.

    ResponderExcluir
  14. Tenho a coleção toda
    do 1 ao 20

    se alguem cultiva e coleciona vamos conversar para ver se chegamos a um negocio pq esta aqui parado minha filha nem olha e era de geração pra geração mas essa época moderna poucos gostam rs.

    o contato gicemi11@gmail.com

    abc

    ResponderExcluir
  15. Caro amigo,esta coleção é simplesmente linda! Eu fiquei chocado em saber que ainda existia alguém que pudesse ter essa maravilha completa assim!
    Se acaso precisar de ajuda para tratamento de imagem, pode contar comigo que estou à disposição, só assim se completaria toda essa maravilha.

    Obrigado por essa iniciativa. Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo Carlos,
      Fico muito feliz de saber que tem tanta gente que valoriza essa coleção... Pretendo realmente completá-la e importalizá-la na web...
      Agradeço o oferecimento de ajuda... O maior problema é o tempo para fazer o scan... Como é um livro com lombada e não quero de forma alguma estragá-lo, temos que fazer com muito cuidado... Mas assim que tiver feito o scan posso te passar para o tratamento...
      Me escreva no "agibiteca@gmail.com" para eu ter seu contato...
      Abs
      Daniel

      Excluir
  16. caraca...q foda! nasci em 85, mas tenho dois irmãos, uma de 70 e outro de 74, que tinham os manuais. n tinhamos todos pq eram realmente bem caros...mas lembro que cresci lendo esses livros... aprendi o alfabeto marciano, fazer um cadinho de papel, apito, bonecos de batata, mto bom! vc conseguiu upar, amigo!? eu ficaria mto grato!

    Gde abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo...
      Estamos postando, mas já temos 11 unidades... É só pegar lá:

      http://agibiteca.com.br/pesqlink.aspx?code=C_005

      Abs

      Excluir
  17. caraca...q foda! nasci em 85, mas tenho dois irmãos, uma de 70 e outro de 74, que tinham os manuais. n tinhamos todos pq eram realmente bem caros...mas lembro que cresci lendo esses livros... aprendi o alfabeto marciano, fazer um cadinho de papel, apito, bonecos de batata, mto bom! vc conseguiu upar, amigo!? eu ficaria mto grato!

    Gde abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo...
      Estamos postando, mas já temos 11 unidades... É só pegar lá:

      http://agibiteca.com.br/pesqlink.aspx?code=C_005

      Abs

      Excluir
  18. Galera, relançaram o Manual do Escoteiro Mirim!!!!!! Vou morrer de emoção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Anna,
      Eu nem acreditei também...
      Abs e vamos curtir
      Daniel

      Excluir
  19. Olá! Boa tarde!! Esta coleção faz parte da minha infância, fico super feliz de saber de outras pessoas que valorizam esta coleção tanto quanto eu :)!! Eu tinha completo, mas de mudança em mudança, acabei perdendo os volumes 6 e 11 :(. Estou a procura deles, caso alguém tenha para me vender. Também tenho os volumes, 2, 7, 10, 17 e 18 repetidos, quero trocá-los ou vendê-los. Ah, também tenho a coleção do Monteiro Lobato (de 15 volumes), também estou a procura dos volumes 14 e 15, e tenho 1, 2, 3, 4 , 5, 8, 9 e 11 repetidos também para trocá-los ou vendê-los, caso alguém tenha interesse!! Abraços!! Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Tatiana,
      Se quiser me manda um email no "agibiteca@gmail.com" com as informações e seu email de contato que faço um anuncio no site da Gibiteca
      Abs
      Daniel

      Excluir
  20. Esta coleção é incrível, tomara que vocês consigam retomar, pois faz um tempo que não vejo uma nova edição.
    Mas muito obrigado por todas as que já foram postadas.

    ResponderExcluir